One Planet Businesses for Biodiversity adopta medidas de agricultura regenerativa para a conservação da biodiversidade do solo

I'm a title. ​Click here to edit me.

602e86bedb185.jpg

A One Planet Businesses for Biodiversity (OPB2) é uma empresa que nasce da coligação entre vinte das mais vanguardistas empresas do mundo da área agro-alimentar. A OPB2 compromete-se a intensificar as suas práticas agrícolas alternativas de modo a proteger a biodiversidade em benefício do planeta e das pessoas. Emmanuel Faber, o presidente e CEO da Danone, esteve presente na Cimeira das Nações Unidas sobre Acção Climática para o lançamento da One Planet Businesses for Biodiversity, um Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável.

Nos últimos tempos, a agricultura e a ciência evoluíram simultaneamente para satisfazer as necessidades de uma população mundial em crescimento. Atualmente, o sistema agrícola está a ter um impacto negativo na sua biodiversidade, levando à degradação dos ecossistemas. De acordo com Faber, "O sistema agrícola que construímos ao longo do último século é um beco sem saída para o futuro!”. Por isso, é necessário serem tomadas medidas que restaurem esta situação, baseadas em atividades e práticas humanas, com os agricultores a desempenharem um papel fundamental na gestão da biodiversidade agrícola.

Assim, a OP2B baseia-se em três grandes pilares que permitam o desenvolvimento de soluções inovadoras destinadas a proteger e melhorar a biodiversidade nos sistemas agrícolas: ampliar as práticas na agricultura regenerativa, no sentido de corrigir a saúde do solo e criar um futuro para os agricultores; desenvolver carteiras de produtos, que permitam uma variedade de culturas, com objetivo de aumentar a biodiversidade e resiliência dos modelos alimentares agrícolas; alterar a forma como é abordada a desflorestação, eliminando-a, permitindo uma melhor gestão, restauração e proteção da biodiversidade nos ecossistemas naturais da vida selvagem.

Do mesmo modo, o Food4Sustainability CoLAB também trabalha nesta base de conservar e restaurar a biodiversidade, respondendo a problemas de nível climático, aliando com agricultura sustentável, técnicas que permitam a mitigação de CO2, o uso nulo de químicos, a máxima utilização da terra, entre outros. Além disso, pretende também educar para uma redescoberta da interação humana com a natureza e a dependência da mesma.

Este artigo foi escrito com base em